Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 28/03/2022

Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma

Is 65,17-21

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Isaías anuncia e descreve como serão os novos céus e a nova terra.

Primeiramente será abolida a memória dolorosa: “as coisas antigas não mais serão lembradas”. Com efeito a memória dolorosa pode ser paralisadora e pode obscurecer a alegria.

Além disso, desaparecerão definitivamente do mundo presente a desordem, o pecado e as suas consequências. Essa nova ordem das coisas é descrita com imagens que exprimem os desejos mais intensos das pessoas: a ausência do pranto e dos clamores, a vida longa e a cessação da morte prematura. A ação de Deus vai transformar toda a realidade.

Por fim, nos novos céus e na nova terra as pessoas receberão a bênção de poder desfrutar do próprio trabalho: construirão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão de seus frutos. Esse é um anelo de grande atualidade. Há pessoas que constroem muitas casas, mas não tem onde morar de modo digno. Fabricam objetos que não podem comprar. Plantam e cultivam campos dos quais não podem se alimentar.

Evidentemente se trata de uma imagem daquilo que Deus deseja para nós e para todos, mas não há como ser diferente: quando Deus fala da felicidade que Ele deseja para nós, Ele o descreve com nossa linguagem e segundo nossos próprios anseios.

Tempo da quaresma é um tempo oportuno para contemplar o desígnio que Deus cumpre com a morte e a ressurreição de Cristo.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880