Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 26/09/2022

Segunda-feira da 26ª semana TC

Jó 1,6-22

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A reação de Jó aos sofrimentos que recaem sobre ele é modelo de adoração autêntica. Quando a vida é tranquila e as circunstâncias são favoráveis, é fácil crer em Deus, mas é também fácil viver na ilusão. A prova, porém, tem uma força tremenda que pode nos distanciar de Deus provocando rebelião, blasfêmia e desespero.

Jó, privado de todos os seus bens, dos filhos e da saúde física, se põe diante de Deus e reza: “o Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor”.

Na provação, Jó permaneceu fiel. Não entendia o motivo de tudo o que lhe acontecia, mas permaneceu em adoração a Deus. Ele reconheceu que o Senhor pode dar e tirar, porque tudo lhe pertence. Esta é a verdadeira adoração, fundada sobre um senso profundo da própria pobreza radical. O homem não possui nada; ele é somente um administrador dos dons que pertencem a Deus.

A fidelidade de Jó permanece para nós um ideal, uma meta difícil de alcançar, que pode parecer pura utopia. Mas temos conosco e em nós a força de Cristo, que por nós aceitou a vontade do Pai até as últimas consequências. Peçamos a Cristo que nos dê o amor que Ele tem pela vontade de Deus. Assim provação alguma poderá nos distanciar de Deus.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe: