Segunda-feira: São Bartolomeu Apóstolo, Festa
Jo 1, 45-51
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Neste episódio de vocação aparece o conhecimento que Jesus tem do coração das pessoas.
Por isso, ele pode chamar com autoridade as pessoas para o seguimento. As últimas palavras do evangelho de hoje exprimem a promessa e o programa que Jesus apresenta para essas pessoas chamadas ao seguimento: Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
O Senhor chama para relacionar as pessoas com o céu, para ser o ponto de contato entre o céu e a terra, para ser o ponto de convergência dos movimentos humano de busca de Deus e do de Deus em direção ao homem. Ele é o Filho do Homem e o Filho de Deus. Ele é a escada de Jacó que une céu e terra, sobre a qual os anjos podem descer e subir.
Os doze são chamados por Jesus para que possam ver o Pai agir e permanecer no Filho do Homem. Essa união entre Pai e Filho se revelará com toda a sua glória na paixão de Jesus, quando ele for elevado na cruz e, ao mesmo tempo, introduzido na glória do Pai também em sua humanidade assumida na encarnação. É nesse momento que o sonho de Jacó será plenamente cumprido.
Também nós somos chamados hoje para receber essa revelação. A celebração da eucaristia é a presença do mistério da morte e ressurreição de Jesus, sacerdote e vítima da nova aliança entre o Pai e a humanidade. Ele se revela a nós como a escada que une o céu e a terra, assim como ele se revelou aos doze apóstolos, dentre eles a Bartolomeu.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais