Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 23/08/2021

Santa Rosa de Lima: Padroeira da América Latina

Mt 13, 44-46

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

As parábolas do tesouro e da pérola são semelhantes e por isso a liturgia propõe as duas parábolas juntas como se fossem uma só. A parábola do tesouro tem como protagonista um trabalhador rural que ao encontrar, por acaso, um tesouro escondido faz de tudo para comprar o campo onde ele achou o tesouro. Naquela época, segundo a lei judaica, o dono do solo era também o dono do subsolo: somente se possuísse o campo, aquele trabalhador poderia possuir também o tesouro nele encontrado.

A parábola diz que aquele agricultor fez de tudo para comprar o campo, mesmo às custas de ter que vender tudo e de tudo renunciar. Para ele, nada mais importava em comparação com o tesouro encontrado.

A parábola da pérola preciosa tem um protagonista diferente. Ele é um mercador de pérolas, uma pessoa que entende e conhece o seu ofício. Ele sabe, por experiência e por conhecimento, distinguir o valor das pérolas. Ele não encontra a pérola preciosa por acaso, mas há tempos dedica todas as forças e conhecimentos para encontrar uma pérola de grande valor. O mercador de pérolas encontra uma que tem valor excepcional e, por isso, todo o resto não possui mais valor em comparação com a pérola que ele encontrou.

As duas parábolas insistem sobre a alegria incontida que o Reino de Deus causa em quem o encontra. Uma vez que somos tocados por Deus e sua vontade, todo o resto perde seu valor e atrativo. Todo o resto se torna relativo. Isto é: todo o resto só vale na sua relação com o Reino; só tem valor se ajuda a me aproximar e a possuir o Reino. Se não me ajuda, não tem valor.

A entrega pessoal incondicional que o Reino de Deus exige de nós não custa, uma vez que possuir o Reino é causa de uma alegria que nenhum outro bem pode nos dar.

Tudo empalidece perante o valor do Reino. Nada pode se comparar com ele. Ele fascina de tal forma, que não queremos perde-lo por nada.

Como o agricultor e como o mercador de pérolas não compram o campo e a pérola para revende-los nem para especular, assim acontece com o que encontrou o Reino.

Mas afinal o que é o Reino? Podemos dizer que o Reino é o próprio Jesus; é também a vontade e o desígnio de Deus Pai para nós.

Celebramos hoje a padroeira da América Latina (é a primeira canonizada), Santa Rosa de Lima. Dela disse o Cardeal Ratzinger: De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativos, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo. (Homilia no Santuário de Santa Rosa de Lima, Peru, em 19 de julho de 1986).

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880