Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 23/05/2022

Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa

At 16,11-15

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Hoje ouvimos na leitura de At que narra a chegada de S. Paulo à Europa. Até esse momento, ele tinha pregado o Evangelho somente na Ásia, mas, depois da visão que ele teve de um macedônio que suplicava, “Vem à Macedônia e ajuda-nos”, Paulo zarpou de Trôade para Neápolis, de onde passou para Filipos, uma das principais cidades da Macedônia. A cidade de Filipos era uma cidade fundada por veteranos do exército romano.

E na Europa, as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho de Cristo são as mulheres. Dentre as mulheres se destaca uma: Lídia. Ela era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Acreditava em Deus (ou seja, conhecia as Escrituras e era simpatizante da religião judaica) e escutava Paulo com atenção. Lídia não somente aderiu ao Evangelho, mas quis também acolher Paulo e seus companheiros em sua casa, depois de ter recebido o batismo com toda a sua família. Conforme relata os At: ela os forçou a aceitar a sua hospitalidade.

Tudo isso é motivo de alegria e também de reconhecimento do papel importante das mulheres na Evangelização. Podemos comparar o papel das mulheres de Filipos com a de Maria. O primeiro ser humano que acolheu o Senhor na terra foi Maria, uma mulher que estava cheia da graça de Deus. Na Europa, são as mulheres (e de modo particular Lídia) as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho e que colaboram na sua difusão.

Rendamos graças a Deus pelo papel desempenhado pelas mulheres na evangelização do mundo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880