Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 23/03/2020

4ª Semana da Quaresma – ANO A

Jo 4,43-54

 

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

 

Este Evangelho é um convite a progredir na fé.

O funcionário insiste com Jesus para que ele desça para curar o seu filho. Jesus pede dele um aumento da fé: “Se não vedes sinais e prodígios, vós não acreditareis”. Isto é, vocês esperam ver para crer, mas é necessário crer na Palavra. Esta é a verdadeira fé.

O funcionário insiste: “Desce, antes que o menino morra”. E Jesus lhe responde: “Vai, teu filho vive”. Neste momento Jesus exige ao homem a fé em sua palavra. Era muito difícil acreditar. “Como posso ir? Eu não tenho nenhuma prova, evidência alguma. tu não vens, não fazes nada, como posso acreditar? Talvez queiras ver-te livre de mim; não queiras ocupar-te deste problema”.

É exatamente esta fé que Jesus espera de nós: fé em sua palavra e não nas evidências. Aquele homem teve a força de acreditar na palavra de Jesus: Ele falou por isso devia ser verdade; não insistiu mais e foi embora acreditando na palavra de Jesus.

Se aquele funcionário não tivesse acreditado, o que teria acontecido quando os empregados lhe vieram anunciar que o filho vivia? Provavelmente teria tido a si mesmo: “Jesus não quis fazer nada, mas por sorte as coisas melhoraram”. Quem não tem fé parece sempre ter razão: se as coisas acabam mal é porque deveria ser assim mesmo.

Mas ele acreditou e por isso quando recebe a boa notícia ele reconhece que aquilo não foi fruto do acaso, mas milagre realizado por Jesus.

Tantas vezes suplicamos ao Senhor para que faça algo por nós ou pelos outros e a atitude de Jesus é a mesma: parece não fazer nada e ainda por cima nos pede fé em sua palavra. Peçamos hoje que possamos progredir na fé.

É preciso que todos tenham fé e esperança em um futuro melhor. O essencial é confiar em Deus. O amor constrói e solidifica (Santa Dulce dos Pobres: Texto-base, CF 2020, 25).

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: