Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 21/02/2022

Segunda-feira da 7ª Semana TC

Tg 3,13-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Tiago continua a sua advertência contra os que pretendem ser mestres dos outros no caminho da salvação. Ele continua a fazer sua crítica contra o que desejam se sentar na cátedra com a pretensão de ter a solução para todos os problemas e a convicção falsa de conhecer profundamente Deus e o mundo.

Para que alguém queira ser mestre de outros é preciso sabedoria verdadeira e não somente achar que é sábio ou se apoiar em uma falsa sabedoria. Quais são as diferenças entre a falsa sabedoria e a verdadeira.

A sabedoria verdadeira não é puramente teórica, mas vem acompanhada de um comportamento bom e sereno: “quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, por bom procedimento que ele age com mansidão”. Onde houver invejas e rivalidades, a pretensão de ser sábio é engano e mentira. Essa pretensa sabedoria que fomenta ciúme e desentendimento entre as pessoas não vem de Deus, mas é “terrena, egoísta e diabólica!” Os frutos dessa sabedoria falsa é “toda espécie de desordens e de más obras”.

Ao contrário, a verdadeira sabedoria “vem do alto, é pura, pacífica, modesta conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, é imparcial e sem fingimento”.  Se queremos saber se uma pessoa é verdadeira sábia ou se apenas se exibe como sábia é preciso prestar atenção a esses critérios apontados por S. Tiago. Saber que a sabedoria nasce do Evangelho; se tem como fruto uma compreensão madura e serena da vida; se é pacificadora e apaziguadora das tensões provocadas pelas paixões; se é condescendente e conciliadora. A verdadeira sabedoria, por fim é rica em boas obras, entre as quais se destaca a misericórdia.

Como se pode ver, a sabedoria verdadeira está a serviço da edificação da comunidade.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880