Segunda-feira 1a Semana Advento
Is 4,2-6
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Entramos no tempo da espera do advento. Não se trata, porém, de uma espera passiva; trata-se, na verdade, de uma preparação. Se esperarmos o Senhor somente passivamente, quando Ele chegar não poderemos recebe-lo, a casa não estará pronta e, por isso, a sua vinda não será uma graça, e sim motivo de condenação.
Devemos, ao contrário, preparar a vinda do Senhor. E Isaías, na leitura de hoje, nos diz que a preparação consiste na purificação. Com efeito, trata-se de lavar “as imundícies das filhas de Sião” e de limpar “as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação”.
Além de ser uma purificação profunda e vigorosa, ela deve ser feita na esperança, pois é uma verdadeira preparação. A purificação do advento não é somente expiação e sacrifício, mas é uma preparação para a vinda do Senhor Bom e poderoso, um encontro que deve ser um encontro de amor. Assim a purificação do advento se reveste de alegria verdadeira e esperançosa.
Devemos também cair na conta que a próprio espera é já uma purificação do coração. Esperar é a atitude de quem não está satisfeito e tal insatisfação é já uma purificação. Não estamos satisfeitos porque só o Senhor, e mais ninguém, pode nos satisfazer.
O Senhor parece demorar. Nós o esperamos com desejo ardente; queremos que Ele venha logo, mas temos a impressão de que tarda em vir. Isso também é nossa purificação. Ao nos fazer esperar, o Senhor purifica o nosso coração e o alarga para que possamos recebe-lo mais e melhor. De fato, a espera purifica o nosso desejo e o intensifica. Desejar Deus é algo sumamente bom e nos põe em atitude de acolhida humilde e dócil.
É o Senhor que realiza a nossa purificação. Diz Isaías: “quando o Senhor tiver lavado… quando o Senhor tiver limpado… com o espírito de justiça e de purificação”. É por isso que na nossa preparação para a vinda do Senhor, o Senhor já está de alguma forma presente. Ele mesmo nos prepara para a sua vinda! E essa é a nossa consolação: saber que o Senhor já está presente, mesmo quando o esperamos. Sejamos, portanto, dóceis à preparação que o próprio Senhor realiza em nós neste Advento.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais