Comentário ao Evangelho – Segunda-Feira 18/05/2020

6ª Semana da Páscoa – ANO A

Jo 15, 26-16,4

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

Jesus está partindo, mas não deixará os discípulos sem um Defensor. Foi Jesus o Defensor dos discípulos, mas agora Jesus promete um outro Defensor: o Espírito da verdade. Jesus dá aos discípulos a certeza de que eles não ficarão órfãos e desamparados com a sua partida. E no momento mais difícil, quando vier a perseguição, eles terão ao seu lado quem os defenderá e ensinará a eles o que dizer e fazer.

Jesus é a videira e os discípulos são os ramos. Ora, se a videira é perseguida, consequentemente o mesmo acontecerá com os ramos. Quando os ramos, que somos nós, passam por perseguições, também a videira é perseguida. Foi isso que Jesus perguntou a Paulo quando apareceu para ele no caminho de Damasco: Saulo por que me persegues? Perseguir a Igreja é perseguir Cristo.

Mas é no momento da perseguição que a Igreja dá testemunho de Cristo. Ou melhor é o próprio Cristo que dá testemunho nos cristãos pela ação do Espírito da verdade.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais