Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 17/05/2021

Segunda-feira da 7ª Semana da Páscoa

Jo 16, 29-33

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje nos mostra como os apóstolos precisavam do Espírito Santo. Eles não compreendiam o que Jesus lhes dizia e ainda mais estavam convictos de entender tudo.

Quando Jesus diz: “Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou ao Pai”, acham que compreendem e respondem: “Agora falas claramente e não usas comparações. Agora compreendemos que vens de Deus!”. Jesus, porém, responde: “Acreditais agora? Virá a hora em que vos dispersareis cada um para seu lado e me deixareis sozinho”. A fé dos discípulos é frágil, a ponto que pouco tempo depois eles abandonam o Mestre.

As palavras de Jesus têm um significado muito mais profundo daquilo que eles conseguem entender. Jesus vai ao Pai mediante a paixão e o retorno de Jesus é um mistério profundo que transforma toda a natureza humana, exatamente para que os homens tenham a possibilidade de crer. Quando Jesus, no sofrimento e na morte, tiver realizado esta transformação, poderá mandar o Espírito Santo que fará dos apóstolos uma nova criação; somente então, depois da vitória de Jesus sobre a morte, eles poderão realmente crer de verdade.

Nós já recebemos o Espírito Santo, mas na vida cristã há sempre um a mais a realizar. Foi exatamente isto que aconteceu com os apóstolos: não percebemos muitas coisas que em nós deveriam ser diferentes ou melhores e nos vemos em necessidade. É necessário que o Espírito Santo nos amadureça com sua graça. Quantas vezes tomamos consciência da superficialidade de nossa adesão a Cristo e ficamos admirados de como estávamos vivendo, estando satisfeitos com tão pouco.

Peçamos a Jesus que na sua bondade ele faça de nós novas criaturas no seu Espírito.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: