Comentário ao Evangelho – Segunda-Feira 15/06/2020

Segunda-feira da 11ª Semana TC – A

Mt 5, 38-42

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Olho por olho, dente por dente: esta sentença estava na Lei (Ex 21,25). Era a lei do Talião; fora da Bíblia estava também no Código de Hamurabi. Mesmo que hoje pareça dura demais, na época foi uma conquista civil para limitar a vingança que, se deixada sem controle, tende a retribuir o mal com um mal muito maior. Considere a lei de Lamec (Gn 4,23-24). Segundo a lei do Talião, a pena deve ser igual ao delito. Jesus entende que esta lei deve ser superada. Devolver na mesma medida continua a retroalimentar a violência. O perdão e a misericórdia são o único modo de dar fim à espiral da violência-vingança-violência ainda maior.

Dar a outra face é a imagem concreta desse combate à violência com o perdão. Ao ser esbofeteado pelo soldado Jesus não “deu a outra face” em senso literal. Ofereceu sim a outra face, dizendo: “se falei a verdade porque me bates?” (Jo 18,23). Ele ofereceu a face da verdade.

É mais fácil odiar do que amar. Amar exige opção, generosidade, doação. Mas é quando amamos que nos tornamos verdadeiramente humanos e vencemos a violência.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880