Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 14/12/2020

Segunda-feira da 3ª Semana do Advento

Mt 21, 23-27

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Uma das coisas que mais impressionaram os contemporâneos de Jesus foi a sua autoridade. A autoridade com que falava e ensinava era impressionante: Jesus ensinava sem necessidade de apoios de nenhuma espécie. A sua palavra tinha autoridade por si mesma: não precisava recorrer à confirmação de outros sábios e doutores para ensinar.

A mesma autoridade que ele manifesta ao ensinar, Jesus demonstra em seus atos e comportamento. Com efeito, o modo como Jesus fala e age demonstra que Ele tem uma pretensão que, para os seus inimigos, está em contradição com a simplicidade e pobreza com que ele se apresenta. Por isso a pergunta: com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?

A resposta de Jesus é uma pergunta sobre a autoridade de João Batista: o seu batismo é uma invenção humana ou tem origem divina? Esse modo de responder não é para fugir da pergunta dos sacerdotes e anciãos: tem o objetivo de fazer com que eles reconheçam a própria ignorância. Em outras palavras, o que Jesus responde é: “se vocês nem conseguem descobrir com que autoridade João batizava (em nome pessoal ou em nome de Deus), como podem saber com que autoridade eu faço e ensino tais coisas? Se vocês não conseguem reconhecer a autoridade do menor, não conseguirão reconhecer a autoridade do maior”! De fato, se eles não conseguiram aceitar a autoridade do precursor, como poderão confessar a autoridade do Messias? Se não aceitam o testemunho da voz que clama no deserto, como poderão acolher o próprio salvador do mundo?

Fica a advertência para nós! Se não acolhemos as testemunhas de Jesus, também não poderemos reconhecer o Cristo que vem ao nosso encontro neste natal. Se não aceitamos a Igreja que anuncia Jesus, não conseguiremos confessar o Salvador da humanidade! Se não aceitamos o testemunho da Igreja neste advento, não iremos reconhecer o mistério do Verbo encarnado no Natal.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais