Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 14/02/2022

Segunda-feira da 6ª Semana TC

Tg 1,1-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O início da Carta de S. Tiago é surpreendente. Ele afirma: “Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria”. Na realidade, nós sempre preferimos uma vida tranquila e sem dificuldades. Quando passamos por dificuldades experimentamos isso como um obstáculo para o nosso crescimento espiritual e santificação. O apóstolo Tiago, no entanto, nos diz que as provações são motivo de grande alegria porque “a comprovação da fé produz a perseverança. É preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.”

Em outras palavras, no momento da prova, Deus produz em nós a virtude, que não é derrota, mas progresso no amor. A provação nos une à paixão de Cristo e à sua vitória sobre o mal.

É a fé que nos faz ler de modo positivo “as diversas provações” da vida cristã.

A alegria nas provações é um comportamento que vem do Espírito Santo. Peçamos ao Senhor que nos dê essa luz, que nos dê a sabedoria que São Tiago nos recomenda pedir a fim de que possamos ver nas provações um chamado do Senhor a progredir no caminho da salvação.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: