Segunda-feira da 24ª semana TC
1Cor 11,17-26.33
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo diz que não pode elogiar uma comunidade que não vive a comunhão. Ele diz abertamente que a comunidade realiza sim reuniões, mas elas não são a ceia do Senhor: “De fato, não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis em comum”.
Em Corinto, havia o costume de, antes de celebrar a eucaristia, se fazer uma ceia comum. Infelizmente o que acontecia nessas refeições antes da eucaristia revelava um individualismo no qual os mais abastados levavam suas provisões e, sem esperar a chegada dos mais pobres, comiam e bebiam, de modo que aos pobres restavam as sobras. Assim alguns se embebedavam enquanto outros passavam fome. E com essa situação se passava para a celebração da eucaristia que se tornava ocasião para a discriminação entre pobres e abastados. Trata-se de uma divisão grave e de uma vergonhosa humilhação dos mais pobres. Exatamente o inverso da eucaristia.
Por isso, Paulo recorda o que ele mesmo recebeu. Aproveitando a ocasião, Paulo expõe aos fiéis de Corinto um ensinamento positivo. Ele recorda a última ceia, na qual o Senhor instituiu a eucaristia. É a luz do que Jesus realizou na última ceia e do que ele mandou realizar em sua memória que fica claro que para celebrar a eucaristia dignamente é preciso estar em comunhão com todos na caridade.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais