Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 11/10/2021

Segunda-feira da 28a Semana TC

Lc 11, 29-32

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Diante do silêncio de Deus, reagimos pedindo que ele nos mostre a sua vontade, que nos dê um sinal. É sobre esse tema do sinal de Deus, que nos fala o texto de hoje.

Jesus se recusa a dar o sinal que as multidões lhe pedem. As multidões querem certezas, querem que Deus demonstre a sua presença, sobretudo através de acontecimentos extraordinários, por exemplo, a libertação total da miséria, a prosperidade econômica, a vinda de um reino de poder, etc.

Jesus, porém, se recusa a oferecer tais sinais. Todo o evangelho está atravessado por essa recusa. Jesus nunca cedeu à tentação de fazer milagres para manipular consciências ou para impor sua vontade. Os milagres de Jesus sempre tiveram o objetivo de fazer o bem ao necessitado, sempre o envolveu pessoalmente na cura, sempre foi um assumir a dor do outro como própria.

A diferença do cristianismo de muitas outras religiões consiste exatamente nisso. Muitos continuam esperando que Deus inicie um mundo novo depois de ter destruído o antigo. Os cristãos, por sua vez, descobriram que a presença de Deus se manifesta em Jesus. Em Jesus, o mundo velho acabou e começou uma nova realidade.

Por isso a recusa de dar um sinal implica que o sinal dado por Deus é Jesus.

O sinal de Jonas é o sinal de Jesus, morto e sepultado na terra por três dias e depois ressuscitado. Deus deu o sinal, e esse sinal é Jesus. Não é um sinal de aparência exterior, mas é um sinal pessoal de presença e de companhia.

Esse sinal de Jesus nos revela que nós também devemos nos tornar sinais. Tantas pessoas, por causa de sua união com Cristo, são sinal de Deus para nós. É o caso dos santos.

A missão não é propaganda. Somos missionários na medida em que somos sinais de Jesus para os outros. Missão não consiste em divulgar uma mensagem, mas é questão de testemunho pessoal.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880