Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 10/10/2022

Segunda-feira da 28a Semana TC

Gl 4,22-24.26-27.31-5,1

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Paulo proclama a liberdade cristã com palavras fortes: “Não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. Não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão”. Jesus veio para restituir a dignidade ao ser humano e tal dignidade só pode existir na liberdade. Os cristãos são livres, foram libertados por Cristo. Paulo, portanto, adverte os gálatas a que não se deixem amarrar de novo ao jugo da escravidão”.

Devemos nos educar continuamente para a liberdade. É preciso também libertar a nossa liberdade de falsas liberdades que facilmente degeneram em terrível escravidão. Ser livre é ser capaz de assumir as próprias responsabilidades para permanecer na liberdade.

São Paulo, ao escrever aos gálatas, não combatia o pecado, pois observar a lei de Moisés não é pecado nem algo imoral em si. Paulo, ao contrário, combatia em favor da liberdade cristã. Ele constatava que os gálatas estavam se deixando impor de novo o jugo do qual tinham sido libertados por Cristo.

É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Nossa liberdade é liberdade para seguir a inspiração do Espírito Santo. Essa é a nossa grande alegria. Com esta liberdade interior vemos com os olhos de misericórdia a escravidão material e moral de tantas pessoas. É a liberdade cristã que nos dá força para lutar em favor dos que vivem sob a escravidão do pecado.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: