Segunda-feira da quaresma
Lv 19,1-2.11-18
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Na leitura, antes de prescrever normas, Deus se apresenta: “Eu sou o Senhor! Por isso…” Ele põe diante de nós a sua autoridade e nos ordena tirar do coração todo tipo de maldade. Isso já é o início da caridade. Com efeito, a justiça é a medida mínima da caridade. Deus exige a justiça como primeira etapa da caridade e a exige com a sua autoridade. “Eu sou o Senhor!”
Deus prescreve que não devemos fazer o mal, mesmo quando isso é fácil e pode parecer útil para nós. E não devemos cometer maldades em respeito ao Senhor. “Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor!”.
Temos nesta leitura dicas preciosas para nos comportar com justiça, tendo Deus como nosso modelo: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.
Quem é justo na sua vida não furta, não fala mentiras, não engana os outros, não jura falso, não explora o seu próximo, não pratica a extorsão nem retém o que pertence aos outros, não favorece uns em prejuízo de outros, não faz conspirações ou calunia o outro, não cultiva no coração ódio contra o irmão, não compactua com o pecado alheio, não deseja vingança. Enfim, teme a Deus e ama o próximo. São recomendações preciosas para a quaresma e para nosso processo de conversão diária. Cabe a nós aproveitarmos essas dicas do Levítico.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais