Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 07/03/2022

Segunda-feira da quaresma

Lv 19,1-2.11-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Na leitura, antes de prescrever normas, Deus se apresenta: “Eu sou o Senhor! Por isso…” Ele põe diante de nós a sua autoridade e nos ordena tirar do coração todo tipo de maldade. Isso já é o início da caridade. Com efeito, a justiça é a medida mínima da caridade. Deus exige a justiça como primeira etapa da caridade e a exige com a sua autoridade. “Eu sou o Senhor!

Deus prescreve que não devemos fazer o mal, mesmo quando isso é fácil e pode parecer útil para nós. E não devemos cometer maldades em respeito ao Senhor. “Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor!”.

Temos nesta leitura dicas preciosas para nos comportar com justiça, tendo Deus como nosso modelo: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

Quem é justo na sua vida não furta, não fala mentiras, não engana os outros, não jura falso, não explora o seu próximo, não pratica a extorsão nem retém o que pertence aos outros, não favorece uns em prejuízo de outros, não faz conspirações ou calunia o outro, não cultiva no coração ódio contra o irmão, não compactua com o pecado alheio, não deseja vingança. Enfim, teme a Deus e ama o próximo. São recomendações preciosas para a quaresma e para nosso processo de conversão diária. Cabe a nós aproveitarmos essas dicas do Levítico.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880