Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 07/02/2022

Segunda-feira da 5ª Semana do TC

1Rs 8,1-7.9-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A inauguração do templo de Jerusalém é o ponto alto de toda a história do povo eleito. É o seu centro: toda a história de Israel acontece em torno da presença de Deus que tem seu sinal concreto no templo de Jerusalém. De fato, Salomão disse: “Sim, eu construí para ti uma Casa sobranceira, um lugar onde possas morar pelos séculos”.

A nuvem que enche o templo é sinal da presença de Deus: “Os sacerdotes não puderam ficar ali para ministrar, por causa da nuvem, pois a glória do Senhor encheu a Casa do Senhor”. A nuvem que enche a Casa de Deus mostra como ela é majestosa e como a adoração lhe é devida. Devemos compreender a profundidade do sentido religioso do templo de Jerusalém.

Por outro lado, sabemos que o templo era somente um símbolo do verdadeiro Templo, que é o próprio corpo de Jesus. Com efeito, o próprio Jesus declarou: “Destruí este santuário, e eu o levantarei em três dias… Ele, porém, se referia ao santuário que é o seu corpo” (Jo 2,19.21). Jesus em pessoa é a presença de Deus estabelecida para sempre entre os homens. Em Cristo, Deus está presente pessoalmente e não somente através de um templo edificado por mão humanas. Em Cristo, Deus é definitivamente “Deus conosco – Emanuel”.

Mais do que isso! Em Cristo, Deus cheio de bondade, está entre nós acessível pessoalmente.

O nosso Templo, Cristo, foi inaugurado também. Não com festas de triunfo, não com a imolação incalculável de ovelhas e bois. Nosso templo-Jesus foi inaugurado com o sacrifício da cruz. Com esse sacrifício de si mesmo sobre a cruz, Cristo nos abriu as portas da sua intimidade com Deus. O Santo dos Santos do templo de Jerusalém era inacessível ao povo, que devia se contentar em estar do lado de fora dele. Em Cristo, ao contrário, nós somos admitidos em Deus e somo unidos a Ele como os ramos à videira.

Rendamos graças a Deus pela celebração da Eucaristia, pela sua presença pessoal e por nos aceitar na sua intimidade.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880