Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 06/09/2021

2ªf. da 23ª semana TC

Lc 6, 6-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os fariseus estão atentos a Jesus para surpreendê-lo em alguma falta. Desejam que ele cure o homem da mão seca não porque têm compaixão dele, mas para ter algum pretexto para acusar Jesus. Jesus conhece os seus pensamentos. Ele tenta, ainda mais uma vez, abrir os olhos dos fariseus: Eu vos pergunto: o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?

Ante o silêncio dos fariseus, Jesus cura o homem da mão seca. Os fariseus, uma vez mais, se iludem com a própria perfeição, por isso, em vez de se alegrarem com a cura daquele doente, ficam com muita raiva de Jesus que fez o bem no dia de sábado! Esquecem que Deus quer misericórdia, justiça, fidelidade e não observação vazia da lei.

E nós? É muito fácil que também nós nos iludamos em relação à caridade e à justiça. Julgamos severamente os comportamentos alheios e não vemos a nossa dureza de coração. Sustentamos com agressividade os nossos pontos de vista e não nos percebemos que fazemos isso sem caridade, provocando divisões e sofrimentos.

Peçamos ao Senhor que nos coloque na via da caridade.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: