Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 02/08/2021

Segunda-feira 18ª TC

Mt 14, 13-21

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

As multidões estão com fome e não tem nada o que comer. Nada? Há cinco pães e dois peixes! Mas o que é isso para uma multidão de mais ou menos cinco mil homens?

Todos olham para Jesus esperando que Ele resolva, num passe de mágica, o problema. Parece até que dá para ouvir de novo o Tentador dizendo a Jesus: “Se és filho de Deus, transforma estas pedras em pães”. Teria sido um sucesso estrondoso se Jesus fizesse tal milagre. Mas a resposta de Jesus é “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Jesus não quer que a fartura fácil e o milagre sejam usados para submeter as pessoas. Ele não quer fazer do poder de realizar milagres uma forma de subjugar as massas.

Por isso, Jesus realiza um outro milagre. “Ele pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões”.

Cada palavra aqui é importante e está repleta de significado. Jesus tomou o pouco, orou e rendeu graças. É pouco, quase nada, mas é dom de Deus, e é preciso agradecer. Ele não fica se lamentando com Deus pelo pouco. O pouco é recebido com imensa gratidão!

Depois Ele parte os pães. Importa partir o pão! Ele parte o próprio pão. Não é o pão do outro! Esse pouco tão pobre e tão precioso dom de Deus é partido e dado aos discípulos. E esse partilhar o pouco cria uma onda sucessiva de partilha: os discípulos distribuem esse pão exíguo e abençoado para as multidões. E acontece o milagre: todos ficaram saciados e ainda sobraram dozes cestos cheios.

Na missa Jesus continua realizando o milagre: Ele se dá a si mesmo! Ele é o pão dado a nós. Ele é o nosso precioso dom de Deus, partilhado conosco para que vivamos e para que o partilhemos com os outros.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880