Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 01/02/2021

Segunda-feira da 4ª semana do TC

Mc 5, 1-20

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Um homem era atormentado por muitos demônios. Ninguém conseguia dominá-lo; continuamente, de dia e de noite, gritava e se feria com pedras. Ele está numa situação terrivelmente triste. E depois, o vemos tranquilo, sadio de mente e de espírito, livre da legião de demônios. Aconteceu também que uma manada de porcos muito grande (2 mil porcos) se afogou no mar. As pessoas viram tudo isso e reagiram pedindo que Jesus fosse embora da região deles.

É impressionante essa reação: eles não estão preocupados com o bem daquele infeliz endemoninhado. Preocupam-se somente com o prejuízo material da morte da manada de porcos. Eles não conseguem, por isso, ver que a cura daquele homem possuído pelo demônio era também sinal da libertação universal que Jesus veio realizar.

Peçamos ao Senhor que não tenhamos a mesma atitude dessas pessoas. Muitas vezes, é isso que acontece: não queremos que Jesus nos tire da nossa zona de conforto; ficamos irritados com Jesus porque Ele vem incomodar o nosso modo de vida. No fundo de nossa consciência, sabemos que a presença de Jesus irá atrapalhar nossos ganhos e nossos interesses econômicos, por isso não queremos que Ele esteja presente.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais