Comentário ao Evangelho – São José Trabalhador – 1º de maio 2023

São José Trabalhador

Mt 13,54-58

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A reação do povo de Nazaré em relação à sabedoria de Jesus faz pensar no capítulo do Eclesiástico, que contrapõe o trabalho manual e a lei. As pessoas simples, diz o Eclesiástico, colocam toda a atenção nas coisas materiais; o escriba, pelo contrário, tem pensamentos profundos a respeito das coisas importantes e pode ser consultado para uma boa administração da cidade.

As pessoas de Nazaré se perguntam: “De onde lhe provém esta sabedoria? Não é o filho do carpinteiro?”, que não estudou e não adquiriu cultura?

É claro: a sabedoria de Jesus é sabedoria divina e ele insistiu várias vezes sobre o mistério de Deus que é revelado aos pequeninos e aos simples e que se esconde dos sábios. Jesus criticou a sabedoria dos escribas que “falam, mas não fazem”.

Por outra parte o Evangelho insiste também sobre a palavra: é necessário acolher a palavra de Deus! O trabalho somente tem valor quando inspirado pela Palavra de Deus. “Tudo o que fizerdes em palavras e obras fazei-o no nome do Senhor Jesus, dando graças por meio dele a Deus Pai”.

Tudo o que fizermos, quer sejam trabalhos manuais quer sejam intelectuais devemos fazê-lo em nome de Jesus. O evangelho nos inculca o serviço sincero, humilde, a disponibilidade na caridade para estar unido a Jesus, filho do carpinteiro, que declarou ter vindo para servir.

A verdadeira dignidade consiste no serviço dos irmãos segundo as capacidades em união a Jesus, Filho de Deus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: