Sábado da 32ª semana do TC
3Jo 5-8
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Era muito comum nós enviamos carta para os outros. Era também comum enviar cartões postais. Em nossos dias nossa comunicação é feita por meios eletrônicos: e-mail ou mensagens instantâneas de WhatsApp.
Podemos dizer que a 3Jo é mais parecida com um cartão postal ou um WhatsApp. Ela é uma mensagem enviada a Gaio para agradecer o seu comportamento cristão para com os que tinham ido à comunidade a qual ele pertencia. Com efeito, Gaio recebeu aquelas pessoas como servidores da Palavra e pagou as despesas da viagem deles.
Essa mensagem a Gaio nos dá informações preciosas sobre a vida da Igreja e os seus costumes no tempo de Paulo. Era comum o envio de missionários que eram acolhidos e sustentados pelos irmãos na fé. Fazendo assim os missionários não recebiam nada dos pagãos a quem eles evangelizavam. Sendo sustentados unicamente pelos irmãos na fé, os missionários podiam anunciar o Evangelho com liberdade e evitar a suspeita que de obtivesse lucros do trabalho evangelizador.
Por outro lado, o apoio e a hospitalidade oferecidos aos missionários fazia com que os que acolhiam se tornassem colaboradores do Evangelho.
Outra razão para a hospitalidade oferecida aos missionários era a de que eles empreendiam uma viagem em nome do Senhor. Não se tratava de viagem de negócios ou de turismo.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais