Comentário ao Evangelho – Sábado da 2ª Semana da Quaresma – 11.03.2023

Sábado da 2ª Semana da Quaresma

Mq 7,14-15.18-20

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Na leitura de Miquéias, Deus é mais uma vez figurado na imagem do pastor que apascenta o seu rebanho. A essa imagem se liga o mistério da misericórdia de Deus. “Qual deus que semelhante a ti, carrega a culpa e ignora a transgressão?

O profeta Miquéias nos recorda que Deus “na persiste para sempre na sua ira, pois Ele se compraz no amor”. Muitas vezes acontece que, mesmo depois de recebermos o perdão sacramental, continuamos nos recordando com ressentimento os pecados cometidos contra nós, como se o perdão recebido não tivesse poder para nos assemelhar a Deus. De fato, quem foi perdoado por Deus, deveria se deixar transformar nele que “pisará nossas culpas e lançará nas profundezas do mar todos os nossos pecados”.

Deus e o ser humano não poderão viver uma amizade fecunda e vivificante sem que, primeiro, o mal seja extirpado da terra. Por isso, Cristo, nos redimiu, dando cumprimento a esta oração/profecia de Miquéias e matando na cruz a própria morte e o mal que impediam a amizade com Deus. A Cristo podemos dizer com toda a verdade e a força do coração: “ele voltará a ter misericórdia de nós. Pisará nossas culpas e lançará nas profundezas do mar todos os nossos pecados”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: