Comentário ao Evangelho – Sábado da 23ª do TC – 16.09.2023

Sábado da 23ª do TC

1Tm 1,15-17

Na Carta a Timóteo, Paulo se confessa pecador e afirma que Cristo veio para salvar os pecadores: “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles!”  Em verdade, Jesus nos salva, a nós pecadores! É ele que nos torna capazes de fazer o bem. Assim o segredo da força dos cristãos não são suas capacidades pessoais, mas a fé. Paulo diz: “Jesus Cristo fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna”.

É surpreendente o que Paulo afirma de si mesmo: Jesus fez de Paulo o modelo dos que creem em Cristo para alcançar a vida eterna. Paulo é modelo no sentido de que ele é o primeiro pecador a ser perdoado. Ele foi posto como modelo de todos, por ser um pecador que foi salvo por Cristo. Paulo, de fato, nunca se elogia; pelo contrário, ele se apresenta como o antigo “blasfemo, perseguidor e violento”. Mas ele foi redimido pela ação gratuita de Cristo.

Assim se apresentando como modelo, Paulo mostra que toda a Igreja deve ser penitente e não triunfalista. Na Igreja penitente a hierarquia é a primeira a confessar publicamente suas culpas em atitude realmente penitencial. A Igreja não é uma democracia na qual o poder surge do povo. Na Igreja todos os ministérios provem de Deus por meio de uma misteriosa gratuidade. Mas a origem divina dos ministérios não significa que a hierarquia seja automaticamente pura e intocável. Pelo contrário, ela deve ser a primeira na penitência.

Paulo é modelo de penitência pois, como ele insiste, é o primeiro dos pecadores que foi salvo por Cristo!

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: