Comentário ao Evangelho – Sábado da 22ª semana do TC – 09.09.2023

Sábado da 22ª semana do TC

Cl 1,21-23

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo fala da reconciliação de uma maneira muito estranha e diferente da nossa prática. Normalmente a reconciliação ocorre entre nós quando o ofensor procura se reconciliar com a pessoa ofendida. Mas no caso da reconciliação cristã, não foi o ofensor que procurou a reconciliação, foi Deus, a parte ofendida, que buscou a reconciliação e a realizou. Eis como Paulo exprime a reconciliação cristã: “vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal”.

Não fomos nós que nos reconciliamos com Deus, nós fomos reconciliados com Ele por pela morte de Cristo. É algo estupendo e generoso! Essa é de fato a reação de Paulo; ele exprime seu estupor e admiração pela reconciliação que Deus realizou na morte de Cristo.

Deus, de fato, revela seu infinito amor pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. Por uma pessoa de bem é já muito difícil alguém estar disposto a morrer. Mas Deus demonstra o seu amor maravilhoso pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos pecadores.

Além de admiração pelo amor de Deus, admiramos também a ambição de Deus. Sim, Deus tem uma grande ambição em relação a nós. Cristo morreu por nós, para que nos apresentemos como santos, imaculados e irrepreensíveis diante de Deus.

Que sejamos santos, imaculados e irrepreensíveis. Essa a ambição de Deus em relação a nós! E não se trata de um sonho irrealizável, pois, no seu amor paterno, Deus nos ofereceu as graças necessárias para sermos realmente santos, imaculados e irrepreensíveis. A morte de Cristo nos reconciliou com Deus e nos dá a graça para que sejamos de fato santos, imaculados e irrepreensíveis.

Para que isso aconteça é preciso que permaneçamos fundados e firmes na fé.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: