Comentário ao Evangelho – Sábado da 1ª Semana do TC – 14.01.2023

Sábado da 1ª Semana do TC

Hb 4,12-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus alia duas realidades que para nós parecem incompatíveis: a autoridade e a misericórdia. A autoridade de Jesus é suprema: Ele é “o sumo sacerdote eminente, que entrou no céu”, a sua palavra é “viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes”. Jesus é a Palavra que “julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é à sua Palavra que devemos prestar contas.

Essa suprema autoridade não torna Jesus duro e impiedoso conosco. Nosso sumo sacerdote é misericordioso. Com efeito, “temos um sumo-sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”. De fato, Jesus acolheu os pecadores, tomou refeição com eles, com uma intimidade que provocou as críticas dos fariseus e dos doutores da lei. Jesus pôs a sua autoridade a serviço dos pecadores. Ele respondeu aos que o criticavam: “Não são os que tem saúde que precisam do médico, mas os pecadores”. Os fariseus não recorriam à misericórdia de Jesus porque não sentiam essa necessidade; ao contrário, se julgavam justos e desprezavam os outros.

Não tenhamos essa atitude de soberba! Nós conhecemos a autoridade suprema e a imensa misericórdia de nosso sumo sacerdote. “Aproximemo-nos, então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno”.

Jesus é tão misericordioso que nos deu a sua própria mãe para ser o “Refúgio dos pecadores”, a “Consoladora dos aflitos”, a “Mãe da misericórdia”. Ela nos ajuda, revelando Deus, que resiste aos soberbos e dá a graça aos humildes. Recebamos com alegria, humildade e confiança a misericórdia de Jesus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: