Comentário ao Evangelho – Sábado da 19ª Semana do TC – 19.08.2023

Sábado da 19ª Semana do TC

Js 24,14-29

O diálogo de Josué com o povo é surpreendente.

Primeiramente, Josué deixa ao povo a escolha: “se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir”. Depois que o povo declara que quer servir ao Senhor, Josué, em vez de elogiar o povo pela sua escolha, parece querer desencorajar o povo de sua decisão: “não podeis servir ao Senhor, pois Ele é um Deus Santo, um Deus ciumento, que não suportará as vossas transgressões e pecados. Ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará”.

Ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará”. Por que Josué reage dessa forma estranha ao desejo de o povo servir a Deus?

Porque Josué quer alertar o povo contra o risco de um compromisso superficial que não se sustente às primeiras dificuldades.

Aceitar entrar numa relação de Aliança com Deus é uma coisa muito séria, não é mera cerimônia externa, sem consequências graves para a vida toda. Pelo contrário, é um compromisso radical e definitivo, que deve envolver toda a pessoa, em todas as suas ações e decisões, em todos os seu pensamentos e desejos. Ninguém é obrigado a assumir esse compromisso. Deus respeita a liberdade humana. Ele criou o ser humano livre e deseja a sua liberdade. Deus sabe que obrigar desrespeita a dignidade tanto do ser humano quanto do próprio Deus.

Cada um é livre para escolher a vida ou a morte. Quem se compromete com Deus, porém, deve fazer isso para valer. A dignidade da pessoa humana consiste precisamente nessa capacidade de assumir compromisso definitivo e de se manter fiel a ele.

É isso que fazemos cada ano na Vigília Pascal. Fazemos a renovação das promessas do batismo para renunciar ao pecado, a todas as idolatrias do sexo, do poder e do dinheiro, a tudo o que não é digno da nossa humanidade e da fé em Cristo. Fazemos a renovação das promessas batismais para acolher na nossa vida a luz, o amor e a vontade de Deus. Com a renovação das promessas batismais fundamos toda a nossa vida sobre a relação com Deus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: