Comentário ao Evangelho – Sábado 31ª semana TC – 11 11 2023

Sábado 31ª semana TC

Rm 16,3-9.16.22-27

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo não fundou a comunidade de Roma, nem a conhecia pessoalmente. Ele tinha sim o desejo de visitá-la, mas nunca tinha se encontrado com os membros da Igreja de Roma. É, portanto, surpreendente que Paulo cite tantos nomes de pessoas conhecidas e amadas. Ele envia saudações muito pessoais e concretas a pessoas que estavam bem integradas na comunidade de Roma.

O fato de Paulo citar o nome de vários fiéis revela como a igreja vivia uma verdadeira comunidade onde as relações eram muito próximas e de conhecimento pessoal.

As últimas frases da carta são um louvor em que Paulo eleva, em nome dos fiéis, uma grande ação de graças pelo mistério revelado. Mistério, na concepção paulina, não é sinônimo de enigma, mas é o plano amoroso, que estava oculto em Deus, e que foi revelado por meio de Cristo. O plano amoroso de Deus se revela como um desígnio de salvação que não fica somente no plano da intenção, mas que, ao se revelar, realiza o que anuncia. Assim o anúncio do Evangelho coincide com a sua realização.

Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu Evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado a conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: