Comentário ao Evangelho – Sábado 30/01/2021

Sábado da 3ª semana do TC

Mc 4, 35-41

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A noite caiu, e os discípulos estão atravessando o lago de Genesaré. Alguns dos discípulos são pescadores experientes que sabem muito bem que tempestades violentas ocorrem nesse lago. A tempestade no lago serve então para revelar a identidade divina de Jesus. A pergunta final: quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? O episódio nos conduz a aprofundar a nossa experiência com Jesus. O batismo é um atravessar o mar na companhia de Jesus. Dormindo no barco, Jesus testa a fé dos discípulos que têm que enfrentar o pavor do mar agitado.

Os discípulos não passam pela prova de Jesus, por isso eles clamam: Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? Os discípulos são dominados pelo medo e nisso demonstram que não tem fé. Por isso Jesus, depois de ordenar silêncio ao mar, repreende os discípulos: Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

Os discípulos não passaram na prova, mas valeu a pena fazer a prova. Ao menos eles têm que reconhecer que necessitam de fé para atravessar o lago com Jesus.

O batismo é isso: é ser mergulhado com Jesus na morte para, com Ele, ressuscitar para a vida nova. Jesus dorme. Dorme para estar conosco no vale obscuro que devemos atravessar; dorme no alto da cruz como dorme na parte de trás do barco; dorme no ventre da terra para daí se levantar ressuscitado.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: