Comentário ao Evangelho – Sábado 28/05/2022

Sábado da 6ª semana da Páscoa

At 18,23-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje nos apresenta um importante anunciador do Evangelho: Apolo. Ele era uma pessoa instruída e culta, provinha de Alexandria, onde se tinha familiarizado com a Escritura e os estudos de interpretação. Ele, porém, não tinha uma formação cristã completa. Ele só conhecia o batismo de João, e por isso não tinha recebido o batismo cristão nem o dom do Espírito Santo. Em Éfeso, ele entrou em contato com o casal Priscila e Áquila que tinham sido evangelizados por Paulo e esse contato fez com que Apolo completasse a sua iniciação cristã. Conforme diz do texto de hoje: “Priscila e Áquila tomaram Apolo consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus”.

Não devemos subestimar esse fato: o instruído e culto Apolo se deixa instruir por um casal cristão, que certamente era menos instruído do que ele, mas que conhecia melhor o caminho de Deus. Dificilmente um teólogo renuncia ao seu sistema teológico para assumir outro. E foi precisamente isso o que fez Apolo. Ele aceitou o Evangelho pregado por Priscila e Áquila, aceitou a fé em Cristo.

A partir desse encontro, Apolo toda a formação superior que tinha recebido para servir ao Evangelho de Jesus Cristo. A sua profunda formação bíblica fez com que ele colaborasse muito na missão evangelizadora e no aprofundamento do mistério de Cristo a partir das Escrituras.

Como podemos notar, muitas pessoas com boa formação religiosa e filosófica aderiu ao Evangelho e se tornaram válidos colaboradores na Evangelização.

Rezemos hoje pelos cientistas e pelas pessoas de grande cultura, para que buscando sempre a verdade, a encontrem e a ensinem aos outros.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais