Comentário ao Evangelho – Sábado 26/09/2020

Sábado da 25ª Semana do TC

Lc 9, 43b-45

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia”. Evidentemente não se trata de não entender as afirmações explícitas que Jesus faz de sua paixão e morte. Jesus é claro ao predizer os seus sofrimentos e sua morte. Os discípulos não compreendem no sentido de não aceitar o que Jesus afirma. Eles não aceitam o sofrimento nem que esse sofrimento tenha um sentido salvador. Jesus revela que por trás da realidade sofrida da paixão há uma possibilidade de Deus agir além de nossa compreensão e de nosso controle. Os discípulos não têm como controlar esse processo, precisam se deixar conduzir por Deus e isso os faz sofrer ainda mais e por isso não compreendem – não aceitam.

É difícil aceitar o que Jesus diz porque isso contradiz os sonhos humanos de alcançar a glória sem ter que passar pelos sofrimentos. Jesus sabe que o sucesso inicial da vida pública é somente uma primeira etapa para o Reino de Deus. Ele sabe que a vitória de Deus se cumprirá através de sua paixão. Jesus não busca o sucesso pessoal, mas unicamente a vontade do Pai. Por isso, Jesus aceita de bom grado os sucessos que o Pai lhe concede em seu ministério público, e nele continua confiando quando deverá beber do cálice que o Pai lhe apresentará na paixão.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a buscar sempre a vontade do Pai, a confiar sempre nele e nele encontra nossa alegria nos momentos felizes e nossa força nos momentos de provação. Que Nossa Senhora nos faça como o Filho Jesus.

.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880