Sábado da 3ª Semana da Quaresma
Os 6,1-6
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A leitura de Oséias é uma pregação contra a falsa conversão.
As palavras do povo parecem exprimir uma conversão sincera. O povo reconhece que o remédio para a situação de sofrimento está no Senhor. Por isso, eles exprimem a sua fé: Deus que “nos feriu há de tratar-nos”. O povo exprime também a sua esperança: Ele nos machucou e há de curar-nos”: e, por fim, manifesta o desejo de conversão: “viveremos na sua presença”.
O profeta Oséias, porém, detecta a falsidade desse discurso de conversão. Mais do que conversão sincera, trata-se de cálculo, segurança presunçosa que converte Deus em um ídolo previsível e controlável. O povo pecador pensa que Deus possa ser controlado: basta manifestar um discurso de penitência, e Ele virá inevitavelmente em socorro com seus dons. “Certa como a aurora é sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”. O povo pensa controlar Deus, assim como os ritmos da natureza são fixos e podem ser conhecidos.
O profeta Oséias mostra que as aparências externas podem enganar as pessoas, mas não o Senhor. Deus conhece o coração das pessoas e sabe quando uma conversão não é sincera. “O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz”.
Uma vez que Deus já disse e o povo não ouviu, o Senhor repete: “quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”.
Neste tempo da quaresma é preciso conhecer Deus e amar. Por isso, é preciso ouvir o que Jesus ensina no Evangelho: amar Deus e amar o próximo. O próprio Jesus explica no sermão da montanha, dizendo que, quando formos oferecer nossa oferenda no altar, e nos lembrarmos que o irmão tem algo contra nós, primeiro devemos nos reconciliar com ele. Tempo da quaresma: primeiro o irmão, e depois a oferenda; primeiro o amor, e depois o sacrifício; primeiro a fé, e depois as manifestações externas da fé.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais