Sábado da 25ª Semana TC
Lc 9, 43b-45
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
“Os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia”. Evidentemente não se trata de não entender as afirmações explícitas que Jesus faz de sua paixão e morte. Jesus é claro ao predizer os seus sofrimentos e sua morte. Os discípulos não compreendem no sentido de não aceitar o que Jesus afirma. Eles não aceitam o sofrimento nem que esse sofrimento tenha um sentido salvador. Jesus revela que por trás da realidade sofrida da paixão há uma possibilidade de Deus agir além de nossa compreensão e de nosso controle. Os discípulos não têm como controlar esse processo, precisam se deixar conduzir por Deus e isso os faz sofrer ainda mais e por isso não compreendem – não aceitam.
É difícil aceitar o que Jesus diz porque isso contradiz os sonhos humanos de alcançar a glória sem ter que passar pelos sofrimentos. Jesus sabe que o sucesso inicial da vida pública é somente uma primeira etapa para o Reino de Deus. Ele sabe que a vitória de Deus se cumprirá através de sua paixão. Jesus não busca o sucesso pessoal, mas unicamente a vontade do Pai. Por isso, Jesus aceita de bom grado os sucessos que o Pai lhe concede em seu ministério público, e nele continua confiando quando deverá beber do cálice que o Pai lhe apresentará na paixão.
Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a buscar sempre a vontade do Pai, a confiar sempre nele e nele encontra nossa alegria nos momentos felizes e nossa força nos momentos de provação. Que Nossa Senhora nos faça como o Filho Jesus.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais