Comentário ao Evangelho – Sábado 25/07/2020

São Tiago Maior Apóstolo – Festa

Mt 20, 20-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

De fato, vós bebereis do meu cálice. É essa a glória do Apóstolo, muito diferente daquela que Tiago e João esperavam alcançar estando com Jesus. Quem quer estar com Jesus deve aspirar a sua glória, a glória daquele que foi exaltado na cruz e que chama os seus amigos a participar dos seus sofrimentos em união fecunda para muitos.

Duas glórias se contrapõem no Evangelho de hoje. A de Jesus que toma a firme decisão de ir a Jerusalém onde será entregue para se entregar em favor da humanidade, e a glória da mãe dos filhos de Zebedeu. Preocupada em garantir uma posição de prestígio para os seus filhos, ela não sabe o que está pedindo.

Esquematicamente podemos ver uma luta entre dois amores: um amor do outro que chega até o sacrifício de si, e o amor de si até o sacrifício do outro (Agostinho).

Deus confere à pessoa a glória que lhe é devida. Não é a glória mundana, mas a glória de ser filho de Deus. São Tiago era ambicioso, mas Jesus o purificou pouco a pouco junto com os outros apóstolos, ensinando o caminho da humildade, do serviço e do dom de si.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais