Comentário ao Evangelho – Sábado 25/04/2020

São Marcos Evangelista

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Celebramos hoje a festa de São Marcos Evangelista. Ele aparece nos Atos dos Apóstolos às vezes com o nome de Joao e às vezes com o nome de Marcos. Ele era proveniente da cidade de Jerusalém.

Ele acompanhou Paulo e Barnabé na primeira viagem apostólica.

Ele é o autor do segundo Evangelho. Ele serviu o Apóstolo Pedro como intérprete em Roma e, a pedido dos cristãos de Roma, escreveu o Evangelho a partir das pregações de Pedro.

Marcos é o evangelista da fé. Ele insiste na fé que enfrenta a obscuridade da realidade que não é favorável ao surgimento da própria fé. Isso é muito atual: vivemos tempos em que as condições são desfavoráveis ao surgimento da fé. Assim foi desde sempre: a mensagem da fé se desenvolve exatamente em meio às dificuldades e às provas. Não devemos nos admirar nem nos desencorajar se experimentamos hoje condições adversas à fé. O evangelista Marcos que o caminho de Cristo e também dos cristãos é o caminho da cruz.

O centro do Evangelho de Marcos é também o inesperado e paradoxal ato de fé do centurião romano que reconhece no Cristo que morre na cruz o Filho de Deus.

“O centurião, que estava em frente, ao ver como Jesus morreu, disse: ‘realmente este era filho de Deus’” (Mc15,39).

Marcos compreendeu a realidade mais profunda do caminho doloroso de Jesus à luz da fé na ressurreição. O seu evangelho nos ajuda a viver a nossa fé em meio aos sofrimentos unicamente apoiados em Jesus. Peçamos a intercessão de S. Marcos para que vivamos uma fé robusta que não se amedronte ante às dificuldades atuais. Peçamos, por sua intercessão, uma fé sem sonhos ilusórios de sucessos fáceis e de tranquilidade triunfalista. Peçamos uma fé fundada na certeza de que Deus cuida de nós e de que fomos chamados para a glória eterna em Cristo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais