Comentário ao Evangelho – Sábado 24a semana TC – 23.09.2023

Sábado 24a semana TC

1Tm 6,13-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

É surpreendente a solenidade e a seriedade da ordem que Paulo dá a Timóteo. Aqui não se trata de uma exortação, conselho ou recomendação. É uma ordem dada “diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo que deu bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos”. Muito diferente do tom afável e delicado, Paulo diz com firmeza: “Eu te ordeno”.

Por que Paulo usa essa linguagem tão séria e solene? A razão nós a encontramos no que Paulo ordena. O conteúdo da ordem de Paulo é muito sério e, por isso, a linguagem empregada é coerente com tal conteúdo.

O que Paulo ordena a Timóteo? Muito simplesmente: “guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo”. No que consiste o mandato de Timóteo? É o de manifestar com a vida e com o seu ministério episcopal a paternidade de Deus, a bondade, a misericórdia e a doçura de Cristo, que veio para dar a vida e para fazer de todos uma só família, reconciliada no amor do Pai.

Com efeito, Timóteo foi encarregado de governar não as coisas, mas as almas para a salvação e a vida eterna. Essa é a arte das artes. Timóteo governa as almas não pelas suas capacidades pessoais. Ainda que as capacidades e as virtudes sejam importantes no governo das almas, Timóteo rege a Igreja pela sua união íntima com Cristo. É da sua comunhão com Cristo que o bispo recebe e comunica aos fiéis a vida eterna e a graça salvadora. É por isso que Paulo ordena com toda a firmeza: “guarda o teu mandato íntegro e sem mancha”. O mandato é de Cristo e da Igreja e consiste exatamente em governar a Igreja em união com Cristo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: