Comentário ao Evangelho – Sábado 21/08/2021

Sábado da 20ª Semana do TC

Mt 23, 1-12

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus é misericordioso para além do que se espera. Ele muitas vezes escandalizou as pessoas pela sua compaixão exagerada. Somente uma coisa provoca a sua severidade, somente um pecado o impede de dar largas à sua bondade: a soberba de quem se considera justo. Por que? Porque os outros pecados não fecham a alma ao amor misericordioso de Deus. Pelo contrário, todos os outros pecados podem inclusive ser uma ocasião para uma sincera abertura à misericórdia divina. Os pecadores sabem que merecem o castigo de Deus e têm consciência de ter necessidade do perdão. A soberba farisaica, no entanto, fecha a alma e não permite que a graça de Deus entre na vida. Assim o amor misericordioso de Deus se torna impotente diante do homem orgulhoso, que acha que não precisa do perdão nem da compaixão e, pior ainda, acha que merece ser admirado e honrado pela sua própria perfeição.

É por isso que Jesus critica duramente os que fazem tudo somente para serem admirados pelos outros. O livro dos Provérbios diz que Deus resiste aos soberbos. Deus deve resistir aos soberbos porque os soberbos pervertem os dons de Deus: aquilo que é puro dom de Deus, o vaidoso traveste de mérito e recompensa. Ele perverte a relação de fé: por causa de seus méritos, se julga credor e faz de Deus um devedor seu. Pior ainda. Em vez de usar os dons de Deus para uma vida de caridade, pervertem tais dons em motivo de complacência para si e de autopromoção diante dos outros. Para a soberba não há outro remédio a não ser a resistência de Deus, na esperança de que o soberbo caia na conta de seu erro e se arrependa.

Por isso Jesus insiste na humildade: Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado! Ele mesmo tomou resolutamente o caminho da humildade para nos ensinar qual é a via para alcançar a amor de Deus. Ele, que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte de cruz.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880