Comentário ao Evangelho – Sábado 21/05/2022

Sábado da 5ª. Semana da Páscoa

At 16,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

É interessante e instrutivo ver no relato da leitura de hoje como o Espírito Santo guia os apóstolos na sua missão evangelizadora.

Paulo e Timóteo atravessam “a Frígia e a região Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia”. Eles tentaram então “entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu”. Por duas vezes, o Espírito Santo parece obstaculizar a apostolado de Paulo e Timóteo.

Somente quando eles chegam à cidade de Trôade, Paulo e Timóteo entendem que o Espírito os tinha impedido de pregar o Evangelho na Ásia, porque tinha um plano mais amplo. O Espírito queria que eles fossem para a Macedônia, ou seja, que eles entrassem na Europa!

Certamente Paulo e Timóteo ficaram desconcertados com as proibições do Espírito, mas ao chegarem a Trôade, eles perceberam que o Espírito Santo tinha um desígnio muito mais amplo e importante do que os planos deles.

Isso tudo é para nós muito importante. Devemos ser dóceis ao Espírito Santo, mesmo quando ele contrasta os nossos projetos e impede que realizemos os nossos planos. É mais fácil obedecer ao Espírito quando reconhecemos que nossos projetos são muito estreitos e egoístas. Quando, porém, nossos projetos são bons, é mais difícil entender os obstáculos que o Espírito Santo põe em nosso caminho. Nesses casos é preciso muito desapego de nossos planos e uma obediência ainda maior ao Espírito Santo.

Nesses momentos em que o Espírito quer algo diferente do que nós planejamos é preciso rezar para ter a luz necessária para ver que o que Ele nos reserva será imensamente melhor para a Evangelização do que os nossos projetos. Assim os obstáculos que o Espírito Santo coloca em nossos projetos se transformarão em ocasião para um trabalho mais generoso e teremos a alegria de ter servido ao Senhor com docilidade e retidão.

Aprendamos com S. Paulo e S. Timóteo a docilidade ao Espírito Santo.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880