Sábado da 28ª semana do TC
Ef 1,15-23
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
É admirável o afeto de São Paulo pelos cristãos de Éfeso. Ele reza para que Deus aumente a fé dos Efésios: “irmãos, não cesso de dar graças a vosso respeito quando me lembro de vós em minhas orações. Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer”.
Devemos fazer como São Paulo: rezar sempre para que Deus nos dê um conhecimento cada vez mais profundo do mistério de Jesus a fim de que possamos progredir no amor.
E Paulo ainda continua pedindo a Deu: “Que Ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente”. O que São Paulo pede a Deus é que os efésios cresçam também na esperança. E nossa esperança está fundada na herança dos santos, no poder que Deus exerce em nosso favor e na sua ação onipotente. Em uma palavra, nossa esperança está totalmente fundada na ressurreição de Cristo.
A carta de São Paulo se desenvolve de uma maravilha de Deus à outra. A sua carta é ritmada por uma sucessão de prodígios divinos realizados pelo Pai por meio de Cristo em favor dos cristãos.
As expressões de Paulo nesta carta são muito densas e não são fáceis de entender. Podemos, no entanto, nos unir a ele na sua ação de graças, no seu assombro, nas suas orações. Podemos pedir com ele os generosíssimos dons de Deus sobre toda a humanidade. Podemos com ele pedir que as pessoas tenham o coração aberto para receber os dons da fé, da esperança e da caridade de Deus.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais