Comentário ao Evangelho – Sábado 13/02/2021

Sábado da 5ª Semana do TC

Mc 8, 1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A multiplicação dos pães não é somente um milagre, um sinal da vinda do Reino ou um ato de sua benevolência. A multiplicação dos pães é sobretudo um sinal da atitude fundamental de Jesus: a misericórdia.

Jesus sempre se mostrou cheio de compaixão. No caso concreto de hoje, ele procura providenciar o pão para os afamados: afamados da Palavra de Deus e afamados do pão de cada dia. O seu socorro é superabundante: “todos comeram e ficaram saciados; e ainda sobraram sete cestos de pedaços de pão. Foram aproximadamente 4 mil pessoas que comeram”.

A fome física é acompanhada da fome da Palavra de Deus. Jesus oferece aos afamados da Palavra um alimento superabundante, que sacia e que nutre a vida eterna. Ele nutre as multidões com a Palavra que é Ele mesmo.

Nossa Senhora é para nós modelo de quem sempre buscou e esteve atenta à Palavra de Deus. Ela ouviu a Palavra sem se preocupar consigo mesma, sem pensar em seus próprios projetos. Ela permitiu que sua vida fosse “perturbada” pela invasão da Palavra. Ela seguiu a Palavra imolada até ao Calvário. Por isso todas as gerações a chamam de bendita. Peçamos a Maria que nos obtenha de seu Filho Jesus a graça de obedecer sempre a Palavra.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais