Comentário ao Evangelho – Sábado 12/02/2022

Sábado da 5ª Semana TC

1Rs 12,26-32; 13,33-34

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Na leitura vemos como a falta de confiança em Deus pode ter consequências gravíssimas. Jeroboão tinha se tornado rei de Israel e Roboão era rei de Judá. O único povo está dividido em dois reinos rivais. Jeroboão teme pelo seu reino, pois os seus súditos mantinham o costume de prestar culto a Deus no templo de Salomão que ficava no outro reino. Por isso ele raciocina: “Se este povo continuar a subir a templo de Jerusalém, para oferecer sacrifícios, seu coração se voltará para seu soberano Roboão, rei de Judá; eles me matarão e se voltarão para Roboão, rei de Judá”.

O seu temor o levou a instituir uma nova religião: ele cria novas festas religiosas e constrói templos no território de seu reino. Ele substituiu o culto ao Deus Vivo e Verdadeiro pela adoração de dois bezerros de ouro e disse ao povo: “não subais mais a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os deuses que te tiraram da terra do Egito”.

Fazendo isso, Jeroboão pensava ter assegurado o seu poder, mas na realidade isso tudo provocou a sua ruína de seu reino que tanto queria manter. A conclusão da leitura é clara nesse sentido: “Esse modo de proceder fez cair em pecado a casa de Jeroboão e provocou a sua ruína e o extermínio da face da terra”.

Infelizmente esse modo de proceder de Jeroboão se repete em nossos dias. Quando o poder do Estado quer se substituir a Deus, ele acaba por se voltar contra si mesmo e contra o seu próprio povo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880