Comentário ao Evangelho – Sábado 11/06/2022

Sábado São Barnabé

Mt 10,7-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje é um discurso missionário. Ele revela a magnanimidade de Jesus. A pobreza do evangelho não deve ser entendida como limitação e estreiteza, mas como abertura na confiança e na generosidade. É isso que Jesus ensina, e foi isso que viveu São Barnabé. Jesus quer que sejamos pobres porque nos quer livres para poder nos doar generosamente a todos: recebestes de graça, dai de graça. Essa é a lei e a lógica do Reino. Somos pobres, por isso devemos receber (não podemos comprar nem conquistar). E porque recebemos sem nosso merecimento, também damos gratuitamente.

Na história de São Barnabé vemos realizada essa lógica. Nos Atos dos Apóstolos, vemos que Barnabé, possuindo um campo, vendeu-o para dar o produto da venda aos Apóstolos, colocando em prática aquilo que Jesus tinha pedido ao jovem rico: “vai, vende o que tens, entrega-o aos pobres, depois vem e segue-me”. Diferente do jovem rico, Barnabé fez isso com alegria e desprendimento porque encontrou o tesouro muito mais valioso do Reino e da comunhão com Jesus.

A confiança em Deus motivou a esse gesto de Barnabé. De fato, só podemos renunciar aos bens necessários para a nossa sobrevivência se confiarmos mais em Deus do que nos bens deste mundo.

Essa confiança em Deus de Barnabé vem acompanhada da confiança nos outros. Ele foi um dos poucos que confiou nos pagãos de Antioquia que se converteram ao cristianismo. Foi ele também que confiou no neoconvertido Paulo, indo ao encontro dele em Tarso para trazê-lo a Antioquia.

Confiança e generosidade fundadas na pobreza do coração são as virtudes que brilham na vida de São Barnabé. Peçamos ao Senhor que nos ajude a viver com alegria e a sermos pessoas de benevolência, disponibilidade e de encorajamento a todos que se aproximam de nós.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe: