Comentário ao Evangelho – Sábado 09/07/2022

Sábado da 14a semana do TC

Is 6,1-8

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A manifestação de Deus cria uma sensação de plenitude que se exprime com imagens também de plenitude: o manto de estende sobre todo o templo, a fumaça o enche e a glória divina enche a terra. Enchem e transbordam porque o Senhor e sua presença não podem se limitadas pelos espaços finitos. O Senhor se encontra sentado como rei. A sua corte celeste são os serafins: eles estão de pé e se cobrem respeitosamente. Entoam um canto alternado.

Isaías sente a sua pequenez limitada, incapaz de abranger em vida a grandeza do Senhor. Mais ainda, ele sente a sua pequenez ética diante do todo santo. Reconhece-se pecador e solidário com o povo pecador. Isaías experimenta um profundo respeito ante a manifestação divina que ocorre no templo. Ele exclama: “ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.

O temor de Deus é um sentimento complexo. Nele confluem várias atitudes: a reverência, a obediência, a adesão profunda, o amor. É o mesmo sentimento que está presente em todo o Magnificat de Maria. “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre todos os que o temem”.

Porque Isaías experimente grande temor de Deus, ele é purificado. Trata-se de uma ação divina eficaz que apaga os seus pecados. Os lábios são tocados pela brasa retirada do altar porque os lábios são o órgão da pregação profética.

Uma lição importante podemos receber da visão de Isaías. Se nós nos deixarmos permear pelo temor sagrado, podemos ter confiança na misericórdia divina. O temor de Deus nos livra da falsa familiaridade com Deus, que não reconhece a sua grandeza infinita e sua santidade. Ao mesmo tempo do temor de Deus atrai a sua misericórdia.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880