Comentário ao Evangelho – Sábado 09/04/2022

Sábado da 5a. Semana da Quaresma

Ez 37,21-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de Ezequiel nos mostra Deus amoroso que deseja ver seus filhos unidos. Ele promete trazer de volta os filhos do exílio e reunir os que estão dispersos. Ele agirá como o pastor que recolhe as suas ovelhas. Assim Deus age em conosco. Ele deseja que vivamos como irmãos, unidos no amor e em harmonia de coração. Ele está sempre disposto a nos resgatar do pecado, a nos trazer de volta dos caminhos errados que trilhamos.

É exatamente isso o que temos ouvido ao longo de toda esta quaresma: a proclamação de Deus que nos ama tanto que nos oferece o seu próprio Filho amado para nos trazer de volta do pecado e da morte. “Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.

O modo concreto de Deus realizar essa unidade do seu povo está na unidade de todos em Cristo. Ezequiel anuncia um novo Davi que reinará sobre todo o novo povo de Deus: “Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor”.

A leitura de Ezequiel não deixa dúvidas: Deus deseja a unidade das pessoas, a paz entre elas. A guerra, a discórdia e a divisão contrariam o desígnio de Deus. Toda a história da salvação nos mostra como Deus salva a humanidade reconstruindo a unidade. A salvação de Deus não é possível sem a paz entre os seus filhos. Por isso, seu plano de salvação consiste em nos enviar o seu filho como único pastor do povo da aliança.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880