Sábado da 22ª semana do TC
1Cor 4,6-15
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo ensina que Deus quer se estejamos unidos na caridade. “Irmãos, não vos enchais de arrogância a favor de um contra o outro. Quem é, pois, que te faz diferente? Que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste, por que então ter glorias, como se não o tivesses recebido?”
Nós recebemos tudo de Deus, por isso não devemos usar os dons de Deus para criar divisões e discórdias entre nós. Pelo contrário, devemos ser uma só coisa em Deus.
Paulo não hesita em apresentar como exemplo a ser seguido pelos coríntios os seus sofrimentos dos outros apóstolos. “Padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados, e vivemos errantes; esgotamo-nos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; somos caluniados, e consolamos”.
Não é o orgulho que nos faz viver na caridade, mas a humildade e o sofrer por amor aos outros que nos une. Para viver a humildade é preciso reconhecer que tudo para o que temos para a nossa salvação nos foi dado por Deus para que o coloquemos a serviço dos outros, como bons administradores da graça de Deus.
Peçamos ao Senhor que o desejo de caridade que está presente em nós se torne cada vez mais operante a fim de que colaboremos na construção da unidade e da paz.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais