Comentário ao Evangelho – Quinta-feira São Mateus, festa – 21.09.2023

Quinta-feira São Mateus, festa

Mt 9,9-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A festa de hoje nos ensina muitas coisas. Jesus não somente perdoa pecados; Ele transforma o pecador. Esta é a obra maravilhosa da misericórdia de Deus: com apenas uma palavra, Jesus faz do pecador um discípulo, que depois será apóstolo e evangelista.

O sistema de arrecadação de impostos funcionava através de intermediários a serviço dos romanos e do governador regional. Hoje nós falaríamos de “serviço terceirizado” ou de “concessão”. Tal sistema se prestava a abusos de todo tipo, favorecia e tornava odiosos os cobradores de impostos, tanto que eles eram considerados pecadores públicos.

O chamado de Jesus salvou Mateus da escravidão do pecado, do roubo e da extorsão. Mateus deixa de ser escravo do dinheiro para receber, com o chamado de Jesus, a liberdade do seguimento. Ele deixou tudo para seguir Jesus.

Mateus deixou uma vida feita de roubo, extorsão, abuso de poder para uma vida nova em companhia de Jesus. De Jesus, ele aprendeu não somente a ser justo, mas também a ser misericordioso com os outros. Aprendeu que os bens da criação são possuídos para que frutifiquem e sejam repartidos com os outros.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: