Comentário ao Evangelho – Quinta-feira depois de Cinzas – 23.02.2023

Quinta-feira depois de Cinzas

Dt 30,15-20

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Iniciamos nossa caminhada quaresmal, e a leitura nos recorda que são dois os caminhos que podemos seguir: o caminho da vida e do bem ou o caminho da morte e do mal.

No Deuteronômio vemos que o nosso destino não está predeterminado por Deus no céu, mas é uma opção que fazemos neste mundo. Não é Deus que nos predestina. Somos nós que escolhemos o bem ou o mal, a vida ou a morte.

No Deuteronômio constatamos que não estamos sozinhos nesta escolha, mas que Deus está perto de nós para que possamos escolher a vida e o bem: “Escolhe pois a vida, para que vivas, tu e tua descendência, amando o Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teu pais”.

Com amor paterno Deus insiste conosco para que escolhamos a vida e o bem para que possamos ter vida plena. Sua insistência não é coerção. Ele tem grande respeito pela nossa liberdade de escolha. Deus não nos constringe, mas ele nos adverte contra o perigo de escolher o mal e a morte. Nisso consiste o respeito de Deus: Ele poderia nos obrigar, mas ele deseja a nossa resposta livre de filhos. Ele não quer uma resposta de escravos. Por isso mesmo ele faz ver que toda escolha tem suas consequências.

Deus, porém, tem grande desejo de nosso bem, por isso ele insiste: “escolhe a vida, para que vivas”. Deus nos oferece o caminho da bênção e nos coloca em alerta contra a ilusão do caminho mais fácil e das vantagens imediatas.

Se estamos persuadidos do amor do Senhor por nós, se temos profunda confiança nele, sentiremos também o desejo de fazer a sua vontade, porque sabemos que somos amados e guiados para o amor. Não somos livres simplesmente porque temos a capacidade de escolher, mas somos livres porque, com o exercício de nossa liberdade, podemos amar.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais