Comentário ao Evangelho – Quinta-feira da 7ª semana da Páscoa – 25.05.2023

Quinta-feira da 7ª semana da Páscoa

At 22,30;23,6-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O julgamento de Paulo se dá no Sinédrio diante do tribuno romano. O Sinédrio era composto por duas facções: a dos fariseus e a dos saduceus. Os saduceus eram mais conservadores; só admitiam a lei de Moisés e, por isso, não admitiam a crença na ressurreição. Os fariseus, por sua vez, eram mais “progressistas” e admitiam que a ressurreição dos mortos tinha base suficiente na Escritura.

Paulo faz a sua própria defesa mudando o rumo o seu julgamento. O que poderia parecer um recurso à astúcia, na realidade, se torna uma ocasião para Paulo confessar a essência da fé cristã: “Estou sendo julgado por causa da esperança na ressurreição dos mortos”. Com essa declaração, Paulo provoca uma acirrada discussão no Sinédrio. As posições das duas facções se tornam claras: os saduceus não admitiam ressurreição alguma; os fariseus são favoráveis à ressurreição, mas se opõe ao fato de que Jesus tenha ressuscitado; Paulo confessa que a ressurreição dos mortos e a ressurreição de Jesus estão vinculadas inseparavelmente. A declaração de Paulo no Sinédrio é verdadeiramente profunda: ao rejeitar que Jesus ressuscitou a questão vital se reduz a discussão teórica de partidos rivais. Nesse sentido, Paulo se distancia das duas facções religiosas. O que Paulo faz, portanto, não é reacender as oposições, mas pôr a questão vital de aceitar ou não Jesus glorificado e vivo. Sem a experiência de que Jesus está vivo e glorificado, as pessoas se perdem em discussões doutrinais estéreis e sem significado vital.

O que Paulo provocou no Sinédrio com sua confissão de fé é significativo para nós: nós também podemos nos perder em discussões teóricas estéreis sobre Jesus, se não fizermos a experiência do encontro pessoal com Cristo. Com efeito, o cristianismo não começa com uma bela doutrina ou uma ética sublima, mas com o encontro pessoal com o Ressuscitado.

Peçamos ao Senhor o dom da fé, o dom do encontro pessoal com Ele.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: