Quinta-feira da 3ª Semana da Quaresma
Jr 7,23-38
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A leitura é um convite insistente e urgente para que nós ouçamos a voz do Senhor. O profeta Jeremias recorda que o povo recebeu de Deus leis e ensinamentos que o conduziram à possa da terra prometida. Colando em prática esses mesmos ensinamentos o povo não só permaneceria na posse da terra quanto teriam a vida plena e feliz. Ao longo de sua história, porém, o povo andou por outros caminhos, seguiu as suas más inclinações e não ouviu a voz do Senhor. Por isso a vida retrocede, e o povo recai na escravidão.
Jeremias percebe o mal não somente como uma ação pecaminosa concreta, mas como uma situação de maldade, como um estado pecaminoso. As ações pecaminosas são um testemunho dessa situação de pecado e uma sua confirmação. Essa situação de pecado é é muito pior do que as ações concretas de pecado.
Nesta quaresma somos convidados não somente a deixarmos a ações pecaminosas, mas a abandonar nosso estado pecaminoso através da conversão pessoa e da vivência da fraternidade.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais